Técnico do Fluminense em 2006, Josué Teixeira testemunhou de perto o início da trajetória do zagueiro Thiago Silva no Tricolor e a volta por cima que o atleta deu na carreira. Hoje capitão da seleção e um dos melhores do mundo na posição, Thiago tem contrato com o Chelsea até junho de 2023 e o clube verde, branco e grená prepara um projeto para tentar repatriá-lo.
– Ele (Thiago Silva) é um cara espetacular. Sempre foi um líder. Eu conheci ele quando ele chegou no Fluminense. Veio com um problema sério de saúde (tuberculose) da Rússia, mas foi um cara que se dedicou muito. O Marquinhos (Marcos Seixas), que hoje é preparador físico principal do Fluminense, dava um trabalho específico só para ele, sozinho. O Fluminense fez um preparo especial para ele voltar a jogar, porque ele veio muito debilitado da Rússia – disse Josué, complementando:
– O Thiago é um cara que se colocar na cabeça que vai fazer mais um ciclo de Copa do Mundo, acho que ele pode e vai se preparar isso. É um cara geneticamente muito forte, não tem lesão, é só ver os números dele. Mas a decisão é dele e vai caber muito do que ele resolver para a carreira dele no momento, se volta para o Brasil, para o Fluminense, se fica por lá, se aposenta, vira treinador, assume como gestor, ou alguma coisa assim. Ele tem perfil para isso tudo – concluiu o treinador em participação em uma live no canal “Our Sports”, no YouTube.