Com a experiência de quem já fez o mesmo, Luizão aprovou a “cavada” de Fred no jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo, quando o atacante do Fluminense conseguiu um pênalti contra a Croácia, convertido por Neymar. Na ocasião, a partida estava empatada por 1 a 1 e a seleção acabou vencendo por 3 a 1. Aposentado, o ex-jogador viu malandragem no camisa 9.
– Eu não vi o lance pela televisão. No estádio, de onde eu estava, achei que foi um lance normal, mas é lógico que o Fred fez o certo. Graças a Deus, o Fred, como bom malandro que é, caiu. E o árbitro marcou – disse.
Sincero, Luizão reconhece também ter cavado um pênalti para o Brasil em estreia na Copa do Mundo de 2002, quando a seleção também encarava um jogo duro, só que contra a Turquia. Com o jogo empatado em 1 a 1, ele sofreu falta fora da área, mergulhou para dentro e conseguiu a penalidade na qual Rivaldo garantiu a vitória por 2 a 1.
– A falta foi fora da área. Aquilo foi malandragem pura. Jogador de futebol tem que ter malandragem. Aliás, todo ser humano tem que ter, né? – comentou