Presidente da Portuguesa quando estourou o caso Héverton, no fim de 2013, Manuel da Lupa fez um pedido a Romário. O ex-dirigente quer que o senador, que iniciará uma CPI para investigar a CBF, também apure sobre a escalação irregular do atleta na última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Da Lupa enviou um e-mail a Romário nesta quinta.
– Em virtude do interesse de Fluminense, Flamengo e CBF, pode ter havido manipulação para prejudicar a Portuguesa, que tem torcida muito menor do que os clubes citados – disse o ex-presidente da Lusa no e-mail.
Romário recolheu 52 assinaturas e protocolou na quarta-feira o requerimento para a instalação no Senado de uma CPI para investigar as denúncias de corrupção na CBF desde a presidência de Ricardo Teixeira, passando por José Maria Marin, preso nesta quarta-feira na Suíça, até a atual gestão de Marco Polo del Nero. Confira o e-mail na íntegra abaixo:
“Enviei nesta data telegrama à Vossa Excelência, solicitando investigação do caso do rebaixamento do campeonato brasileiro da série A de 2013,da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS (SÃO PAULO), na partida de futebol contra o GREMIO DE FOOTBAL PORTUALEGRENSE, realizado em 08 de dezembro de 2013, no Estádio da Portuguesa, no Canindé/SP, cujo resultado da partida foi O X O. Houve escalação do atleta Hevérton Duarâes Coutinho Alves, o resultado do julgamento não foi publicado pela CBF e consultando o site antes da partida , dava condição de jogo ao atleta referido. A Portuguesa só foi comunicada do julgamento e do resultado na terça –feira, 10 de dezembro de 2013, pela Federação Paulista de Futebol. Em virtude do interesse do FLUMINENSE, FLAMENGO e C B F. Pode ter havido manipulação para prejudicar a Portuguesa que tem torcida muito menor de que os clube citados. A investigação em São Paulo, está à cargo do Ministério Publico do Consumidor, que até a presente data não chegou a nenhuma conclusão.
Sem mais para o momento, subscrevo-me com elevada estima e distinta consideração,
Atenciosamente.
DR. MANUEL DA CONCEIÇÃO FERREIRA
( DR. Manuel da Lupa)
Ex- Presidente e membro nato da Associação”.