Fim do silêncio, após quase três anos de críticas. Ex-presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa estava no comando do clube no dia 8 de dezembro de 2013, quando a escalação irregular de um jogador resultou no rebaixamento do time para a Série B do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez, ele admitiu o erro do departamento do futebol. Dali em diante, a equipe paulista nunca mais foi a mesma: o clube está na Série C do Campeonato Brasileiro (e na zona de rebaixamento para a Série D) e na Série A2 do Paulista.
Vale lembrar que, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, em jogo contra o Grêmio, a Portuguesa mandou a campo no segundo tempo o meia Héverton, que havia sido suspenso pelo STJD dois dias antes. A escalação irregular resultou em perda de quatro pontos e no consequente rebaixamento do clube para a Série B em 2014, salvando o Flamengo, que também escalou um atleta irregular, da degola.
– Foi cagada do departamento de futebol da Portuguesa. Infelizmente. Aí você vai dizer: e o jurídico? Jurídico tem também sua culpa. Não tem dúvida. No dia do jogo, já tinha acontecido a eleição (Ilídio Lico, seu sucessor, havia sido eleito naquela semana). Os caras (da nova administração) começaram a ir no vestiário, era Casa da Maria Joana. Fiquei meio puto, mas não queria arrumar confusão – reconheceu o ex-mandatário da Lusa.