O polêmica mais recente envolvendo Fred e o departamento médico pode ter tido relação com a saída de Victor Favilla do Fluminense. O médico nega e aproveitou para explicar o que aconteceu antes do Fla-Flu pelo qual o atacante não participou, vetado com um edema na coxa.
– Vi o Fred na sexta-feira antes do Fla-Flu. No sábado, fomos comunicados que o atleta tinha de ser visto pelo médico da seleção. Me perguntaram o que eu achava disso e é lógico que concordei. Não só concordei como, inclusive, disponibilizei os exames para que fossem enviados aos médicos da seleção. Não foi feito nada escondido, nada obscuro. Estava disponível para os médicos da seleção – disse.
O departamento médico do Fluminense é alvo de críticas de muitos torcedores e jornalistas. Victor Favilla critica esta postura e enxerga o ato uma cultura impregnada no Brasil e que precisa ser modificada.
– Departmento médico de clube nenhum do mundo participa da programação de treinosdos clubes. Ele trata atleta lesionado. Médico não faz a programação de atleta para correr, se vai fazer trabalho com bola. E aí quando o atleta se lesiona, o culpado é o médico. Isso é uma cultura que tem de acabar no futebol brasileiro. Se leva uma semana ou 10 dias, um mês para o atleta voltar, não é um problema nosso – disse Favilla, sem descartar o retorno ao Fluminense futuramente:
– Não sabemos do futuro. Se o Fluminense ou qualquer hospital, clínica ou outro clube tiver interesse, podemos conversar, se for do meu interesse também. Estou saindo e agradeço demais ao Fluminense. Muito. E também à imprensa que sempre me tratou de melhor maneira possível.