(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Ex-técnico com cinco passagens e ídolo no Fluminense, onde foi campeão brasileiro em 1984, Carlos Alberto Parreira falou em entrevista ao site ge sobre as dificuldades de se jogar na altitude e também deu algumas dicas do que se fazer para amenizar o impacto da mesma. Treinador responsável por comandar a seleção brasileira ao tetracampeonato mundial em 1994, nos Estados Unidos, foi derrotado pela Bolívia, um ano antes, nas Eliminatórias, em La Paz. À época, era a primeira derrota brasileira num jogo de Eliminatórias.

Na quinta-feira, o Fluminense irá ao Hernando Siles encarar o The Strongest pela quarta rodada do Grupo D da Libertadores. A altitude é de 3.600 metros acima do nível do mar.

 
 
 

— Só as dificuldades de se jogar a 3.600 metros. Elas são físicas, orgânicas e psicológicas também, muito mental. Você passa um mês ouvindo aquilo, que na altitude você não consegue performar. Nós chegamos para a hora do jogo. Segundo a ciência, consultamos muita gente, ou você faz as três semanas, os 21 dias no local da competição, que naquela época já era impossível ficar 21 dias por conta de uma partida, ou era chegar o mais próximo possível da hora do jogo. Segundo os entendidos, o efeito é menor da altitude. E foi o que fizemos. Viajamos três, quatro horas antes do jogo. Chegamos no aeroporto e fomos para o estádio. Segundo os experts, o menor tempo possível no local da competição – recordou.

Na ocasião, o Brasil perdeu por 2 a 0, levando os dois gols já no final da partida. Parreira comentou também o que espera para o Fluminense.

— Olha, não tem preparação para a altitude, a não ser chegar três semanas antes e se adaptar, se aclimatar, e mesmo assim nunca é total. É chegar o mais próximo do jogo, fazer um jogo temperado com ritmo, cadência, ficar com a bola, não deixar o adversário se impor. O jogo é muito mais corrido, a bola mais leve, a velocidade muito grande. E os efeitos da altitude realmente fazem sentido. Tenho acompanhado (o Fluminense). O time está equilibrado, o Diniz montou um time muito bom. É candidato a bons resultados, até mesmo pensar em títulos – seguiu.