Gum teve passagem vitoriosa pelo Fluminense, onde foi bicampeão brasileiro (Foto: Ricardo Ayres - Agência Photocamera)

Ex-jogador que teve passagem de sucesso pelo Fluminense entre 2009 e 2018, Gum falou em entrevista à ESPN sobre a pressão encontrada na chegada. Afinal de contas, contratado junto à Ponte Preta no decorrer da temporada de 2009, tinha a pecha de ser um potencial substituto de Thiago Silva, que havia deixado o clube no fim de 2008 para iniciar sua jornada na Europa com a camisa do Milan (ITA).

Gum chegou em 2009 ao Fluminense

– Tinha um peso, porque, quando um ídolo, um cara da capacidade dele sai do Fluminense, deixa o peso de: “quem vai usar a camisa 3? quem vai substituí-lo?” E eu nem fui contratado para isso, não tinha nome e nem peso para isso. Se fosse para contratar alguém do nível do Thiago Silva, tinha que ir ao mercado e trazer algum jogador de uma seleção por aí. Eu vim jovem da Ponte Preta, buscando uma oportunidade. Sempre que falavam do Thiago, eu sempre respondia que ele era muito grandioso, diferenciado – contou.

 
 
 

O ex-zagueiro afirmou ter lidado bem com a pressão, pois o mesmo não se via como um substituto de Thiago Silva. Ele chegou ao clube em 2009 para iniciar sua própria história com a camisa do Fluminense. Missão essa para lá de bem sucedida.

— Eu não vim para substituir o Thiago Silva, isso me deu tranquilidade. Por mais que tenha um peso, eu sabia que não tinha como substituir. Eu vim para poder criar minha história, fazer o meu melhor, se conseguisse ter a mesma história que ele teve seria ótimo, mas ele era insubstituível, diferenciado demais – falou, completando:

— Eu vim com humildade para fazer meu trabalho e, naturalmente, conquistar o coração dos torcedores. E fico feliz porque deu certo, foi assim que aconteceu e hoje olha para trás com muito carinho, porque valeu a pena todo sacrifício.

gum
(Foto: Reprodução Youtube)

No período em que esteve no Fluminense, Gum disputou 414 jogos, fez 29 gols e deu 13 assistências. Foi bicampeão brasileiro (2010-12), campeão carioca (2010) e da Primeira Liga (2016).

Thiago Silva, por sua vez, está na segunda passagem pelo Fluminense. Tem 157 partidas, com 15 gols e duas assistências. Foi campeão da Copa do Brasil em 2007.

Gum encerrou a carreira em 2023. Após deixar o Flu, defendeu Chapecoense (em 2019) e CRB (de 2020 a 2023).