Um dos grandes nomes do Fluminense em 2017, Wendel surgiu muito bem nas categorias de base e teve bom desempenho nos profissionais. No entanto, quase um ano depois de deixar o Tricolor das Laranjeiras, o volante ainda não conseguiu se firmar no Sporting, de Portugal. Aos 21 anos, o jogador soma apenas 14 minutos em jogos oficiais na temporada e não descarta um retorno ao Brasil se a situação persistir.

Segundo apuração do portal UOL, CSKA Moscou (RUS), Lille (FRA), RB Leipzig (ALE), São Paulo e Flamengo fizeram contato na última janela de transferências. Porém, todos esbarraram na postura firme do Sporting (POR), que pagou 7,5 milhões de euros pela jovem revelação do Fluminense e não desejava abrir conversas que não fosse por uma venda em definitivo.

 
 
 

Wendel chegou ao Sporting em janeiro deste ano e sofreu para entrar nos planos do então técnico Jorge Jesus, que chegou a declarar que precisava “melhorar muito tecnicamente”. Após os ataques de vândalos e os problemas com a diretoria, esperava-se que o volante cria de Xerém aproveitasse a debandada dos jogadores para despontar, no entanto, não conseguiu se firmar com o atual treinador, José Peseiro.

No Sporting, a avaliação é que Wendel sente falta da família e, por isso, não se sente a vontade, tendo assim dificuldades na adaptação. Com contrato até 2023, a tendência é que o volante seja emprestado na próxima janela de transferências para desenvolver e não desvalorizar ainda mais.