Na última quinta-feira, o título brasileiro de 2010 do Fluminense fez nove anos. No entanto, essa conquista nacional só foi possível por conta de uma façanha conhecida como “arrancada histórica”, que nesta sexta-feira completa uma década. Em 2009, o Time de Guerreiros nasceu após contrariar os matemáticos, que calcularam 99% de chances do Tricolor ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, dando início a uma era de títulos para o clube das Laranjeiras.

Na ocasião, Fluminense terminou o primeiro turno na penúltima posição, com 15 pontos e a equipe não mostrava sinais de reação, tanto que foi vencer apenas na sétima rodada do returno. Antes dessa vitória sobre o Avaí, por 3 a 2, no Maracanã, o Tricolor era o lanterna, tendo que tirar uma diferença de oito pontos para o Náutico, que na ocasião, ocupava a 17ª posição.

 
 
 

Após a vitória sobre o clube catarinense, o Fluminense engatou uma sequência impressionante, somando sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, para o Flamengo, que acabou ficando com o título brasileiro. Titular absoluto nessas duas temporadas, indo do inferno ao céu, o lateral-direito Mariano valorizou a arrancada histórica como fato primordial para o título Brasileiro no ano seguinte.

– Eu acho que o lindo do futebol é isso. Você pode estar no inferno e tudo muda tão rápido que logo você já está no céu de novo (risos). A nossa confiança de livrar do rebaixamento e a nossa campanha na Sul-Americana, nos deu uma moral gigantesca para entrar forte no Brasileiro. Claro que mudaram alguns jogadores e o treinador que chegou tinha experiência em ganhar Brasileiros. Isso fortaleceu mais ainda o grupo.