Ano de 2013. Fluminense venceu o Bahia, na última rodada, com gol salvador de Samuel. O resultado, no entanto, não seria capaz de manter a equipe na primeira divisão até aquele momento. Dias depois, se constata, talvez, a maior coincidência dos bastidores do futebol nacional: Flamengo escala André Santos, de forma irregular, tal qual a Lusa escala Héverton. Ambos perdem quatro pontos. Não fosse o erro da Portuguesa, o Rubro-Negro teria caído. Já o Flu, por sua vez, se beneficiou, permanecendo na elite do futebol.

Para o ex-presidente da equipe paulista, Manuel da Lupa, a história seria diferente se o caso Héverton houvesse acontecido com outro clube.

 
 
 

– Não tenha nem dúvida que seria de outro jeito. Falei para (os senadores) Romário e Romero Jucá colocarem na CPI, chamar eu e o Héverton para depor. Romário disse que iria ver. Jucá está envolvido em esquema da Petrobras. Essas coisas que desiludem. Nunca falaram em dinheiro na minha frente, mas você sabe como funciona o bastidor. Gosto desse presidente agora da federação paulista, o Reinaldo (Carneiro Bastos). Pelo tempo que tive com ele, sempre foi um cara legal – disse.