Fluminense tem direito a 10% do valor de lucro do Bahia na venda
Gabriel Teixeira jogará pelo Sporting, de Portugal. Ele foi vendido pelo Bahia ao clube português por oito milhões de euros, aproximadamente R$ 48 milhões na cotação atual, sendo esta a maior venda da história dos baianos. Os valores foram divulgados pelo site Globo Esporte. Cabe ressaltar que o Fluminense terá direito a receber uma porcentagem (não revela) do valor da mais-valia. Biel passou por base do Tricolor em Xerém.
O atacante de 23 anos foi vendido pelo Fluminense ao Bahia em 2023 por 2 milhões de dólares, em torno de R$ 10,5 milhões na cotação da época. Curiosamente, além da passagem por Xerém, Biel também atuou pela base do Tricolor de Aço.
Bem-vindo, Biel 🦁✍️ pic.twitter.com/j6FcB3Wijq
— Sporting CP (@SportingCP) February 3, 2025
A mais-valia, nada mais é, do que a diferença entre o valor da venda e do que foi pago pela aquisição de um jogador. Nesse sentido, já que o Fluminense tem 10% de mais-valia, receberá tal porcentagem em cima do lucro dos nordestinos na venda ao Sporting.
Ao lado de nomes como André e Luiz Henrique, Gabriel Teixeira participou da chamada ‘Geração de Ouro’ de Xerém. Subiu para o profissional na temporada de 2021, marcando cinco gols em 47 jogos disputados pela agremiação carioca. Todavia, viveu uma relação conturbada com os tricolores devido a críticas por gols perdidos.
Ancelmo Gois, em coluna publicada no jornal O Globo, informou que a American Soccer Agenciamento processou o Fluminense por conta a uma dívida referente à venda do jovem para o Bahia. A empresa alegou que adquiriu, no ano de 2014, 20% dos direitos do atacante como investimento.