A vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG fora de casa foi expressiva por ter vencido um grande clube e em sua “residência”. Mas valeu mais do que isso. Desde 1º de maio, ou seja, quase quatro meses atrás, que o Fluminense não ganhava por dois gols de diferença. Naquela ocasião fez 2 a 0 no Sampaio Corrêa pela Copa do Brasil.
No ano, o Tricolor jamais venceu um grande time brasileiro por uma diferença maior do que um gol. A última vez que aconteceu foi em novembro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro. Na Vila Belmiro fez um primeiro tempo de gala e goleou o Santos por 3 a 0, gols de Martinelli, Jhon Arias e Germán Cano.
Levantamento do site do jornal O Dia mostra que o triunfo sobre o Atlético-MG foi apenas o sexto por mais de um gol de diferença na temporada. Foram quatro 2 a 0 (Atlético-MG, LDU e Sampaio Corrêa, duas vezes), um 3 a 0 (Nova Iguaçu) e um 4×1 (Bangu).
A dificuldade ofensiva do Flu em 2024 é tanta que ter feito dois gols no Grêmio e no Atlético-MG era algo que também não acontecia há três meses. Ocorreu pela última vez em 29 de maio, contra Alianza Lima (3 a 2). Também diante do Colo-Colo (2 a 1), pela Libertadores e Sampaio Corrêa (2 a 0), pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.