Imagem de artselisonmorais0 por Pixabay
Imagem de artselisonmorais0 por Pixabay

A Copa do Mundo da FIFA de 2022, no Catar, já está próxima e com isso torcedores de todo o mundo, especialmente brasileiros, começam a entrar no clima de celebração, torcida e nostalgia. Os meses de Copa do Mundo são marcados por pinturas e adereços nas ruas, camisetas da copa, e telespectadores parando tudo para assistir cada partida ao vivo, e claro, a saudade pelos momentos compartilhados com amigos e familiares nas copas passadas.

Enquanto ainda não sabemos se o Brasil finalmente irá conquistar o famigerado hexa, destacamos os momentos mais icônicos das Copas do Mundo anteriores. Confira.

Onde assistir?

 
 
 

Um ponto marcante quando relembramos os grandes momentos marcantes das Copas anteriores é quando tentamos encontrar vídeos registrados de cada lance e reparamos na qualidade de imagem e dificuldade de reassistir cada partida. A tecnologia das televisões e da chegada e transmissão do sinal ao vivo avançou consideravelmente ao longo dos anos, e hoje, podemos desfrutar de vídeo em alta qualidade e em diversos dispositivos através do streaming, que rapidamente se transformou em uma das formas mais comuns de assistir ao esporte, como indica a ExpressVPN.

Para a Copa de 2022 os telespectadores poderão assistir às partidas através de assinaturas tradicionais de TV a cabo, em qualidade full HD (1080p), mas uma grande novidade será a transmissão ao vivo através da plataforma Globoplay em celulares, tablets, e televisões inteligentes. Além da conveniência e preço acessível, a transmissão terá qualidade extremamente alta em 4K, exclusivamente através do serviço.

Top momentos mais icônicos das Copas do Mundo de Futebol

Semifinal Brasil x Alemanha (2014)

Ainda recente na memória popular, a partida entre Brasil e Alemanha pelas semifinais da Copa do Mundo de 2014 entrou imediatamente para a história do futebol mundial como um dos momentos mais chocantes já presenciados pelo público. Maior derrota da nação desde 1920, a Seleção Brasileira jogava sem o artilheiro Neymar, que havia se ferido em outra partida e, talvez de forma ainda mais impactante, jogava em casa no Brasil quando perdeu por 7 a 1.

A narração ao vivo de Galvão Bueno se tornou meme na internet graças a indignação e dificuldade de acompanhar e continuar retratando a partida, que chegava a ser estranha e surreal para quem assistia em casa. Após a sequência vergonhosa de gols, diversas mudanças estruturais na Seleção Brasileira foram tomadas e o técnico Luiz Felipe Scolari, o “Felipão”, se desligou da equipe.

Final Itália x França (2006)

Toda partida final de Copa do Mundo se torna, sem dúvidas, um momento de destaque no esporte e gera memórias inesquecíveis. Mas a tensão da partida final da Copa do Mundo de 2006 merece destaque: a expulsão do jogador Zidane por ter cabeceado o italiano Materazzi no peito mudou o clima dentro de campo, e com empate por 1 a 1 a partida foi decidida na cobrança de pênaltis – com vitória italiana. Anos mais tarde, Materazzi revelaria em entrevista que o início da discussão seria uma sequência de provocações que haveria proferido em relação à irmã de Zidane.

Quartas de Final Argentina x Inglaterra (1986)

Na icônica Copa do México, a partida entre Inglaterra e Argentina foi a anfitriã do eleito “Gol do Século”, com placar de 1×0 favorecendo a Argentina e grande pressão dentro de campo, o craque camisa 10 Maradona partiu do meio de campo e driblou todos os jogadores – goleiro incluso – para marcar um golaço inesquecível. Para muitos essa é, até hoje, uma das jogadas mais bonitas de toda a história do esporte.

Gol de mão de Maradona (1986)

Na mesma partida de 1986 contra a Inglaterra, o mesmo jogador – o ilustre Maradona – marcou novamente a história do futebol, no entanto, de forma mais polêmica: o primeiro gol da partida, abrindo o placar de 1×0 para a Argentina, foi realizado com a mão. Sob comentário do próprio jogador, o gol foi “feito com a mão de Deus” e apesar de apresentar muita malemolência, indignou os torcedores e jogadores ingleses, além de toda a comunidade do futebol, por sua ilegalidade e desonestidade. Até hoje a cena é relembrada por muitos, e nos anos antes da possibilidade de reassistir ao vídeo com fidelidade, milhares de brasileiros discutiam entre si para saber o que de fato ocorreu.