Jogador que teve o nome especulado recentemente no Fluminense, Alan Kardec está livre no mercado. O atacante de 33 anos rescindiu o contrato com o Shenzhen FC, da China, após ficar cinco meses sem receber salário e entrará com uma ação na Fifa.
— Infelizmente, minha trajetória aqui está se encerrando da forma que eu não queria, mas, como profissional, me senti desrespeitado e sem outra opção a não ser buscar essa rescisão contratual. Mas a minha história está marcada na China, com gols, números e recordes importantes. Agora é seguir a vida e esperar pelo próximo desafio na minha carreira. Espero que possa já estar em campo o mais rápido o possível – disse o centroavante.
Por conta da janela de transferências, Kardec só pode jogar por um clube brasileiro a partir de julho. Também em julho Fred se aposentará ao término de seu contrato com o Fluminense. O NETFLU, no entanto, apurou que, pelo menos num primeiro momento, a ideia da diretoria não é contratar um outro centroavante para o lugar do ídolo. Germán Cano segue como titular e há ainda as opções caseiras como John Kennedy, Willian Bigode (que também pode atuar centralizado) e Samuel Granada.
No Brasil, Alan Kardec surgiu no Vasco e também teve passagens por São Paulo, Internacional, Santos e Palmeiras. Passou ainda por Benfica (POR), Chongking Lifan (CHI), além do clube que está deixando.