O Carnaval começa neste sábado, mas a sexta-feira está recheada de atrações, especialmente no Rio de Janeiro. Nesta época, a preocupação dos jogadores com a saúde precisa estar redobrada, como alertam especialistas da área. A desidratação que a ingestão em alto volume de álcool pode causar é um dos principais alertas.
– A bebida tem efeito diurético. Se a pessoa não se hidrata, fica exposta ao sol e não se alimenta pode acontecer uma desidratação. Claro que isso depende do nível de ‘bagunça’. Se for um desfile, em um camarote, com ar condicionado é uma coisa diferente do que sair em um bloco de Salvador. Se for se expor a essas situações é preciso beber bastante líquido, comer coisas leves, de fácil digestão – disse Paulo Zogaib, fisiologista do Palmeiras.
José Renato Félix Bauab, neurologista do Hospital Sírio Libanês/Hcor, também alertou qu,e além da desitratação, a ingestão exagerada de álcool pode gerar inflamações.
– As pessoas acabam aproveitando o feriado para se divertir e não para descansar. Por dormir pouco, há uma sonolência durante o dia e isso pode causar uma indisposição física e até mental no retorno às atividades.
No Fluminense, os jogadores treinaram nesta manhã de sexta e trabalharão também no sábado pela manhã. O domingo será de folga. A programação da segunda e terça-feira não foi divulgada.