Em situação complicada no Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu para o lanterna Atlético-GO por 1 a 0, domingo, no Antônio Accioly, pela 28ª rodada. Porém, a história poderia ter sido diferente não fosse a influência do VAR que mudou a decisão de campo no lance do gol atleticano marcado por Janderson. Na jogada, o auxiliar marcou a saída de bola. De acordo com o especialista em tecnologia Estevão Paes Leme, com o auxílio de Inteligência Artificial (IA), a bola saiu.
Gol do Atlético-GO foi irregular, segundo IA
O especialista em tecnologia Estevão Paes Leme analisou o lance com o auxílio de IA e, segundo sua análise, o correto seria a manutenção inicial do bandeira, invalidando o gol. Confira:
Vale ressaltar que a imagem da transmissão da Rede Globo, que exibia o jogo, tinha uma aproximação que também mostrava a saída. Com um uma câmera mais afastada, o VAR entendeu que não houve a saída da bola e validou o gol atleticano.
Tal situação gerou enorme revolta no Fluminense. Germán Cano, inclusive, após ser substituído, mostrou com o celular o frame ao quarto árbitro e acabou expulso por conta disso.
O Fluminense acabou derrotado para o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0 e segue na 18ª posição, com 27 pontos ganhos.