O Fluminense recebe, desde a última semana, no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, mais de 20 atletas das Escolas Oficiais de Futebol do clube no Chile e no Peru. A iniciativa visa estimular o desenvolvimento da molecada a partir do contato com diferentes culturas, estilos de jogo e modalidades de trabalho, permitindo aos jovens sentirem na pele o que é ser Moleque de Xerém.
Além dos jogadores, inseridos na rotina de treinos das mais diversas categorias, entre o Sub-13 e o Sub-20, o intercâmbio envolve a participação de professores dos meninos. No caso dos chilenos, quatro treinadores conduzem 12 jovens, enquanto, do lado dos peruanos, outros oito acompanham 12 alunos. Hospedados no alojamento das divisões de base tricolores, eles ainda conheceram a histórica sede do clube, em Laranjeiras.
A escolinha do Peru iniciou os trabalhos em 2018. A do Chile, por sua vez, segue na ativa desde 2013. Ambas são regidas pela metodologia tricolor. A experiência no Brasil, comumente vivenciada pelas academias do clube no exterior, possibilita aos futuros talentos, bem como aos profissionais, uma intensa troca de conhecimento com o corpo técnico do Flu.
Os estrangeiros assistiram aos Moleques de Xerém em ação contra o Red Bull Bragantino, quarta-feira passada (02/08), no Estádio Vale das Laranjeiras, pela quinta rodada do Brasileirão Sub-17. Os donos da casa venceram os paulistas por 4 a 3.
O próximo destino dos visitantes do Chile é o Maracanã, palco de Fluminense x Palmeiras, às 21h deste sábado (05/08), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Eles, desta vez, vão prestigiar o Time de Guerreiros, finalizando sua passagem pelo país. Na última semana, os convidados do Peru haviam presenciado o triunfo por 1 a 0 sobre o Santos.