Fred foi entrevistado pelo jornal “O Globo”. Respondeu sobre sua recuperação, expectativas para 2014, polêmica da Portuguesa e outros temas. Confira:
Como está sendo essa preparação nos Estados Unidos?
Fred: Estou 100% recuperado, já trabalhando a parte física e de reforço muscular, treinando de forma intensiva para voltar na temporada de 2014. Estou pronto para o Fluminense e para a seleção brasileira. Escolhi o complexo esportivo da Disney porque o Fluminense fez um jogo treino contra o Cruzeiro aqui e com isso busquei informação sobre a estrutura e vi que tinha tudo que precisava: campo, material, academia, piscina. Com isso, resolvi unir o útil ao agradável. Treino de manhã enquanto a minha família está nos parques da Disney e à tarde eu os encontro nos parques. No fim do dia retorno ao treino. São mais de dez crianças da minha família reunidas aqui e aproveitando as férias.
Acordo às 7h da manhã todos os dias. Tomo café às 8h e sigo para o treino no CT da Disney, que começa às 8h40. Às 11h30 eu almoço, descanso ou passeio com a família nos parques e volto ao treino às 15h45. Depois no fim do dia vou ao shopping e janto com a família. No dia seguinte ao treino matinal e vespertino, treino apenas pela manhã e sigo para os parques pelo resto do dia. Sempre faço o treino físico na parte da manhã e treino com bola à tarde.
Você acha que joga o Campeonato Carioca?
Fred: Sim. Me apresento ao Fluminense no dia 8 de janeiro. Estou pronto e 100% curado. Se Deus quiser jogo a primeira partida do Fluminense, contra o Madureira.
Qual o seu principal objetivo dentro de campo em 2014? Estabeleceu alguma meta para a próxima temporada?
Fred: Minha grande meta é me preparar a cada dia e me superar dia após dia. “O que fiz hoje já não presta e preciso melhorar amanhã”. Fazer um ótimo primeiro semestre com o meu clube, o Fluminense, quando vamos disputar o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil. E depois o objetivo maior será a Copa do Mundo, uma copa especial já que será sediada no Brasil. Tive o privilégio de disputar a Copa das Confederações no Brasil e foi um divisor de águas para seleção, já que encontramos uma alma, conseguimos trazer o torcedor para mais perto de nós. É muito importante que a estreia na Copa seja positiva. O primeiro jogo é fundamental. Daqui a dois meses estarei no auge de minha forma física.
Qual a sua avaliação sobre 2013? Quais foram os pontos altos e baixos?
Fred: A Copa das Confederações foi o ponto alto pelo título e pela artilharia também. E a minha lesão foi o ponto baixo de 2013, com a queda de rendimento da equipe inteira.
Qual sua opinião sobre a decisão do STJD, que fez com que o Fluminense permanecesse na Série A?
Fred: Se a nossa equipe estivesse na Série B, iríamos jogar com o maior orgulho para colocar o clube no patamar que merece, buscando títulos como fizemos nos últimos três anos, quando conquistamos dois títulos. Infelizmente aconteceu um descuido de outra equipe. A lei foi cumprida e, portanto, não tem nada de anormal. Seria pior para a imagem do Brasil se a lei não fosse cumprida.
Você teme que o Fluminense fique rotulado por esse resultado do STJD ou pensa que é apenas brincadeira entre torcedores?
Fred: A lei foi cumprida e é isso que importa. A brincadeira entre torcedores é esperada.