Caso saia do papel, a Liga de Clubes pretende manter o formato com 20 participantes nas duas primeiras divisões do futebol nacional, mas planeja uma diminuição no número de rebaixados. Em reunião na última segunda, foi apresentada uma proposta de três clubes, ao invés de quatro, caindo da Série A para a B. O modelo funcionaria da seguinte forma:
– três rebaixados da A para a B, com o primeiro e segundo colocados da B subindo direto e terceiro e quarto (ou até quinto e sexto) jogando confrontos eliminatórios para definir o terceiro promovido;
OU
– dois rebaixados direto da A para a B, com o primeiro e segundo colocados da B subindo direto e o 18º da A e o terceiro da B jogando um confronto eliminatório para definir quem sobe (ou fica) na primeira divisão.
Esse modelo de acesso é utilizado na Premier League, do futebol inglês. Atualmente, os dois primeiros colocados da EFL Championship (Série B) sobem direto para a Premier League. Do 3º ao 6º se enfrentam em duelos eliminatórios, chamados de playoffs, para decidir o terceiro promovido. O jogo decisivo é único e disputado em Wembley.