Após protestos de membros de torcida organizada no Aeroporto Santos Dumont, Fred fez uma postagem pelas redes sociais criticando polícia e diretoria do Fluminense e ameaçou greve domingo. A diretoria tricolor colocou panos quentes, mas o fato de quinta-feira foi apenas a ponta da crise que tem assolado o clube.
A direção não tem cumprido algumas de suas promessas, como o pagamento de premiação e renovações de contrato travadas. Além disso, algumas decisões de Cristóvão Borges tem desagradados os jogadores.
Em relação ao “bicho”, que, culturalmente, é pago depois da partida, os dirigentes tricolores modificaram o plano, em acerto com o capitão e líder do elenco, Fred. Agora, tudo será pago de uma só vez no fim do campeonato. Ressabiados, os jogadores não gostaram.
Até a pausa para a Copa do Mundo, nas primeiras nove rodadas do nacional, os jogadores receberiam o bicho a cada três partidas. Se somassem nove pontos, receberiam R$ 200 mil para dividir entre eles. Em caso de conquistarem sete ou seis pontos, o valor seria um pouco menor. Nenhum valor seria pago em caso de resultado inferior a seis pontos. No período, o time atingiu a meta mínima duas vezes.
A ideia da direção era pagar tudo no fim do ano, mas Fred demoveu os dirigentes desta intenção. O presidente Peter Siemsen e o então gerente geral do clube, Jackson Vasconcelos, desligado recentemente, bancaram a promessa com a esperança de que a Unimed ajudaria com metade do valor após o Mundial, o que não ocorreu. Desta forma, sem dinheiro em caixa foi preciso recuar e acertar o montante em dezembro.
Sobre as renovações de contrato, Fred, mais uma vez, intercedeu. Ele procurou a diretoria e deu um recado. Recomendou que os contratos dos companheiros fossem renovados o mais rapidamente possível. Alegou que a medida seria importante para que o grupo se concentrasse apenas nas competições.
Com relação a Cristóvão Borges, é querido pelo grupo, mas existem focos de insatisfação. Segundo o site GloboEsporte.com apurou, um dos titulares não tem gostado de ser substituído com tanta frequência. A decisão de voltar com Fred ao time mesmo depois de ter conquistado bons resultados sem o atacante foi contestada internamente. Algumas escalações e substituições, além de mudanças no esquema tático, geram críticas.