“Faça uma pessoa melhor, que você terá um melhor jogador”. O lema de Xerém é aplicado no dia a dia e nesta terça-feira, em homenagem a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Fluminense preparou uma série de palestras para conscientizar os jogadores, treinadores e profissionais da melhor base do Rio. O evento foi um grande sucesso e contou com a presença de todos que fazem de Xerém a mais completa academia de formação do Brasil.
– Achei muito legal. Aprendemos que tem muita coisa que a gente joga fora e que pode prejudicar o nosso planeta. Temos que estar sempre pensando no futuro – disse o , do Sub-12.
Na primeira palestra, ministrada pelo Diretor do Departamento Sustentável, Luiz Carlos Rodrigues, foi apresentado para as comissões técnicas e diretoria de Xerém todo o trabalho que o departamento vem realizado nos últimos anos, como o plantio de mudas de árvores da Mata Atlântica, em Xerém, coleta da água da chuva, instalação de painéis solares, etc.
– É um momento importante para todos nós aqui em Xerém. Temos orgulho de fazer parte de um clube que pensa no futuro, que cuida do meio ambiente. Um projeto pioneiro e com a cara do clube. Não é por acaso que o Fluminense é o único clube do Rio com o verde em suas cores – comentou o técnico do Sub-17, Gustavo Leal.
A segunda reunião aconteceu com os funcionários de limpeza e da cozinha de Xerém. Ministrado pelo analista ambiental, Gustavo Machado, a palestra teve como tema os resíduos orgânicos e compostagem. Foi explicado como se pode aproveitar os resíduos produzidos diariamente no CT Vale das Laranjeiras.
– Quando vemos uma palestra como essa, percebemos como é fácil fazer a coleta seletiva, basta ter vontade de ver um mundo melhor. Já realizamos aqui em Xerém, mas sabemos que sempre podemos melhorar. O importante é que cada um se conscientize da importância de um projeto sustentável, como o Fluminense faz e é exemplo no Brasil – lembrou o Coordenador administrativo de Xerém, Jodi Nagel.