Por conta da pandemia do coronavírus, que suspendeu por tempo indeterminado as competições de futebol no país, a Rede Globo, dona dos direitos de transmissão dos Estaduais, decidiu suspender os pagamentos aos clubes a partir de abril. As únicas exceções são os Estaduais do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde os valores já foram pagos integralmente com antecedência.
Os pagamentos ficarão suspensos até que haja uma previsão de retomada das competições. Quando isso ocorrer, o diálogo entre a emissora e os clubes será retomado, com o estabelecimento de um plano de pagamento. Os direitos de transmissão eram uma das últimas fontes de receita dos clubes, que já não estão recebendo dinheiro de patrocinadores e de bilheterias.
De acordo com o site Uol Esportes, diante do problema, já há debates no meio do futebol sobre a possibilidade de um retorno controlado aos gramados. Os clubes mantêm reuniões constantes com a CBF para tratar de sua sobrevivência financeira nesse período de crise, enquanto aguardam providências do governo para buscar alternativas de diminuição dos custos durante a pandemia.