Nesta data, 30 de novembro, há exatos 40 anos, o Fluminense escrevia mais uma página de sua história no futebol carioca. Com gol de falta do zagueiro Edinho, o Tricolor batia o Vasco por 1 a 0 e era campeão estadual do Rio de Janeiro. Em texto publicado no seu site oficial, o Fluminense recordou a conquista:
Em 30 de novembro de 1980, o Fluminense enfrentou o seu rival Vasco da Gama, em um Maracanã com 110 mil torcedores presentes. Cada clube havia ganho um turno: no primeiro, sob a benção de João de Deus, hino que ecoava nas arquibancadas, o Tricolor levou a melhor; já no segundo, chegou a vez do Vasco. Com isso, fez-se necessária a grande decisão.
O clube tinha um elenco comandado pelo técnico Nelsinho Rosa. Com sua inteligência, o treinador montou um time extremamente jovem, com nove jogadores formados na base: Paulo Goulart, Edevaldo, Tadeu, Edinho, Rubens Galaxe, Deley, Mário, Mário Jorge e Zezé. Havia apenas duas exceções: Gilberto e Cláudio Adão, que viria a ser o artilheiro daquele campeonato, com 20 gols.
A partida foi decidida apenas no segundo tempo, em cobrança de falta de Edinho, aos 22 minutos. Com o campo molhado de chuva e a força da finalização, a bola quicou antes de chegar ao goleiro adversário, explodindo, então, em seu peito e balançando as redes. O gol consagrou o Flu como campeão carioca de 1980.