Fernando Diniz confessou na última entrevista coletiva, após o empate em 2 a 2 com o Boavista, que pretende ter um elenco mais enxuto em 2024. Isso significa que alguns jogadores devem deixar o Fluminense ao longo da temporada. Pudera. Ao todo, 39 atletas já foram utilizados neste ano e o número aumentará.
Em seis rodadas do Campeonato Estadual, o Flu alternou sua equipe principal, que deve voltar a campo na próxima quinta (8) contra o Sampaio Corrêa no Maracanã, com reservas e jovens formados em Xerém. Foram quatro vitórias e dois empates, invencibilidade e liderança isolada na Taça Guanabara.
Ainda há vários outros nomes que sequer estrearam na temporada com a camisa tricolor. São os casos de Alexsander e John Kennedy, com a seleção pré-olímpica, dos zagueiros Marlon e Manoel, do lateral-direito Samuel Xavier, dos contratados Douglas Costa e Jan Lucumí, além do atacante Marquinhos, do Arsenal (ING), prestes a ser anunciado por empréstimo. Logo este número chegaria a 47!
Confira abaixo, por posição, todos os jogadores usados em 2024, a quantidade de partidas de cada um até aqui e os nomes que ainda aguardam para estrear.
GOLEIROS: Vitor Eudes (4 jogos), Fábio (1) e Felipe Alves (1)
LATERAIS-DIREITOS: Justen (4), Alexandre Jesus (4), Guga (1) e Jhonny (1)
LATERAIS-ESQUERDOS: Rafael Monteiro (5), Cris Silva (2), Marcos Pedro (2) Marcelo (1) e Diogo Barbosa (1)
ZAGUEIROS: Antônio Carlos (5), Luan Freitas (4), David Braz (1), Felipe Melo (1), Thiago Santos (1) e Kayky Almeida (1)
MEIO-CAMPISTAS: Felipe Andrade (5), Arthur (5), Gustavo Apis (4), Edinho (3), Renato Augusto (2), David Terans (2), Gabriel Pires (1), Wallace (1), Lima (1), Ganso (1), André (1), Martinelli (1) e Daniel (1)
ATACANTES: Lelê (5), Isaac (5), João Neto (5), Kauã Elias (4), Yony González (1), Keno (1), Jhon Arias (1), Cano (1)
AINDA NÃO ESTREARAM PELO FLU EM 2024: Samuel Xavier, Marlon, Manoel, Alexsander, Marquinhos (ainda não anunciado), Douglas Costa, Jan Lucumí e John Kennedy