O setor de marketing do Fluminense continua sendo mira, tanto fora como dentro do clube. Maior grupo político do Tricolor, a Flusócio elaborou um post questionando as novas categorias que serão criadas para sócios. Não pela existência delas em si, mas por conta da defasagem que haverá em relação aos sócios proprietários e contribuintes.
Leia o post, na íntegra, do grupo político:
“Tivemos informações de que o Departamento de Marketing do Fluminense apresentou alguns dos novos planos de Sócio Futebol para apreciação da Diretoria.
Dentre a proposta de criação de categorias novas e oportunas, como o sócio para crianças até 12 anos, ou o sócio bem mais barato (que atenderá também os tricolores de fora do estado do Rio de Janeiro), nos chamou a atenção algumas possibilidades que podem significar retrocesso político e econômico.
Está prevista uma nova categoria Sócio Futebol (que chamaremos SF-X), com direito a ingresso grátis nos jogos com mando de campo do Fluminense, mas sem direito de frequentar o Clube. Haverá também outras categorias Sócio Futebol com valores maiores de mensalidade (chamaremos estas duas categorias adicionais de SF-Y e SF-Z, respectivamente) e mais benefícios.
Além disso, os SF-Y e SF-Z não precisarão fazer opt-in: o carregamento do ingresso será automático. Neste caso, temos dúvidas sobre o bom funcionamento, pois o opt-in é o momento mais oportuno para a checagem de adimplência.
A questão que percebemos é a seguinte: não foram consideradas na proposta do Departamento de Marketing as categorias estatutárias já existentes, tais como o Sócio Proprietário e o Sócio Contribuinte.
Como a mensalidade do SF-X é menor que a do Sócio Contribuinte, não precisa ser expert em finanças para perceber que, nestes moldes, haverá uma migração natural do plano atual para o plano novo, gerando perda de arrecadação mensal num primeiro momento, que só poderia ser coberta futuramente através de ampliação do quadro associativo na categoria.
Recentemente o Fluminense assinou contrato de terceirização do Sócio Futebol com a CSM, onde um percentual da arrecadação de toda a base de Sócios Futebol será usado mensalmente para remunerar a contratada, que assume os serviços de Call Center, entrega de carteirinhas, além de disponibilizar algumas ferramentas tecnológicas (dashboards e relatórios analíticos) que tem por objetivo apoiar o investimento do Clube no trato com esses tricolores (ações de CRM).
Ficaram de fora da negociação com a CSM todas as demais categorias de sócios. Desta forma, ela receberá apenas em cima do arrecadado com os sócios futebol, desde o momento inicial da assinatura.
A nosso ver, não faz sentido algum criar novos planos da categoria Sócio Futebol e não permitir que as categorias Sócio Contribuinte e Sócio Proprietário possam usufruir dos benefícios dos planos SF-X, SF-Y ou SF-Z, pagando, se for o caso algum valor que faltar para a equiparação. Tal discriminação poderá até mesmo gerar ações judiciais contra o Clube.
Além disso, a provável migração dos Sócio Contribuintes para planos da categoria Sócio Futebol, fará com que o prazo estatutário para estar apto a exercer seus direitos políticos (votar e ser votado, bem como ser conselheiro) sejam alterados, afinal, estatutariamente qualquer sócio futebol tem carência de 2 anos para adquirir direitos políticos.
Com o advento do Pacote Futebol, as categorias Proprietário e Contribuinte tornaram possível multiplicar o número de associados e trazer boa parte dos heavy users da arquibancada para decidir os rumos políticos do Fluminense por dentro.
Assim sendo, esperamos que não haja retrocesso nos aspectos financeiro e político”