Segundo técnico com mais partidas à frente do Fluminense, onde conquistou quatro títulos (o Brasileiro de 2012 e os Cariocas de 2005, 2012 e 2022), Abel Braga será rival pela primeira vez no domingo desde que abandonou a antiga função. Agora diretor técnico do Vasco, costumava ser uma pedra no sapato tricolor quando treinador, conforme lembra reportagem do site ge.
Campeão carioca com o Fluminense no ano passado, Abel entregou o cargo pouco após e afirmou que não trabalharia mais como técnico. Neste ano, iniciou na nova função no Vasco.
Nos tempos de treinador, enfrentou o Tricolor, onde foi revelado como jogador e tem enorme identificação, em 32 vezes oportunidades entre 1985 e 2020. Neste período, comandou Athletico-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Ponte Preta, Santa Cruz, Vasco e Vitória. O Fluminense só venceu nove vezes. Empatou 11 e perdeu 12. Os números são do site “Fluzao.info”.
Por outro lado, nos dois últimos encontros, o lado tricolor saiu vencedor: 2 a 0 no Vasco, no Maracanã, e 2 a 1 no Inter, no Beira-Rio, ambos os jogos realizados em 2020.
Abel Braga, após anunciar a aposentadoria do cargo de treinador no ano passado, foi homenageado pelo Fluminense dando o nome ao campo 2 do CT Carlos Castilho.