Segue a guerra de declarações e notas oficiais envolvendo clubes cariocas e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Em mais um pronunciamento, Flamengo, Fluminense e a Concessionária Maracanã responderam à Ferj por sua nova ameaça de tirar do estádio até as finais do Campeonato Estadual.
Na nota oficial, o trio lembra que realizar as finais do Estadual do Maracanã, antes de prejudicá-los, faz mal à imagem do futebol do Rio de Janeiro. E mais: não reconhecem na entidade uma legitimidade para intermediar ou contestar relações comerciais firmadas em contrato (no caso específico de determinar custos para a realização de partidas no local).
Veja a íntegra da nota oficial:
“A Concessionária Maracanã, Clube de Regatas do Flamengo e Fluminense Football Club esclarecem que:
1. Desde o início das operações da Concessionária Maracanã, em 2013, já foram realizados 137 jogos, sendo 30 de Campeonatos Cariocas, tendo como mandantes não só o Flamengo e o Fluminense, mas também Botafogo, Vasco da Gama e Cabofriense, sempre mediante contratos firmados diretamente com a Concessionária.
2. Nunca houve durante todo este período qualquer conflito com os regulamentos da Ferj ou com as decisões desportivas dos seus arbitrais.
3. Flamengo e Fluminense não reconhecem na Ferj poderes ou legitimidade para intermediar suas relações comerciais com o Maracanã.
4. O contrato da Concessionária com o Governo do Estado do Rio de Janeiro estabelece que os contratos para utilização do estádio sejam firmados diretamente com os clubes. Desta forma, o Maracanã não tem motivos para firmar qualquer tipo de contrato ou convênio com a Ferj.
5. Entendemos que eventual decisão de retirar, de forma injustificada, jogos do Maracanã, antes de nos atingir, prejudica a imagem do futebol carioca e pune a sua principal razão de ser: o torcedor.
6. O Maracanã, Flamengo e Fluminense seguem firmes no propósito de lutar por um futebol carioca forte e próspero, onde os contratos sejam respeitados.
Concessionária Maracanã, Clube de Regatas do Flamengo e Fluminense Football Club”