Já virou rotina. E das mais irritantes. Na noite deste sábado, o Fluminense voltou a ter uma atuação patética e foi derrotado de virada por 2 a 1 para o Atlético-GO, no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Saiu na frente com um golaço de Ganso, mas viu o adversário buscar a justa vitória com Luiz Fernando e Zuleta. Para piorar, entrou na zona de rebaixamento sendo ultrapassado pelo time goiano.
Assim como em rodadas passadas, um Fluminense pouco inspirado irritava a torcida pela falta de objetividade. Muita posse de bola e passes em demasia para o lado sem incomodar o adversário. Quando a equipe criou algo, foi pro lado contrário. Keno errou passe e Emiliano Rodriguez ficou livre para finalizar. Fábio salvou com grande defesa.
Pouco inspirado, o Flu só conseguia algo de diferente nas poucas tentativas de arrancadas do atacante Marquinhos pelo lado direito. E Ganso também era quem procurava jogadas verticais. Chegou a acertar lindo passe para Cano chutar por cima. Esperto, o camisa 10 aproveitou saída errada de Baralhas e, dessa vez, ele mesmo finalizou no ângulo abrindo o placar. Um golaço. Apesar da atuação não ter sido lá essas coisas, pelo menos a vantagem na virada do primeiro para o segundo tempo trouxe alguma tranquilidade.
O Fluminense até voltou melhor para a etapa final. Teve chances com Cano de cabeça em cruzamento de Marcelo (bem defendida pelo goleiro Ronaldo) e com Keno. Mas Keno… Esse desperdiçou uma oportunidade clara ao isolar quando recebeu de Marquinhos. E como diria o velho Muricy Ramalho. “A bola pune”. No rebote de uma cobrança de escanteio, Luiz Fernando acertou chutaço de fora da área no ângulo de Fábio.
Após o empate adversário e a iminência de um novo tropeço em casa, os gritos de “time sem vergonha” vindos dos heróis das arquibancadas que tiveram a coragem de desperdiçar a noite de sábado indo ao Maracanã foram um merecido castigo e retrato perfeito para a atual realidade tricolor. No fim, ainda dava para ficar pior. O Atlético-GO pressionava e, nos descontos, conseguiu a virada com Zuleta aproveitando rebote de Fábio. E a verdade seja dita. O placar foi para lá de justo em cima do arremedo de time que hoje é o Fluminense. Na quarta, o “time sem vergonha” vai a Belo Horizonte encarar o Cruzeiro, no Mineirão, pela décima rodada.
O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier (Renato Augusto, 32′ do 2ºT), Marlon, Felipe Melo (Manoel, 10′ do 2ºT) e Marcelo (Diogo Barbosa, 13′ do 2ºT); Alexsander (John Kennedy, 32′ do 2ºT), Lima e Ganso; Marquinhos, Keno (Isaac, 32′ do 2ºT) e Germán Cano.