Num jogo bem movimentado e cheio de alternativas, o Fluminense arrancou empate fora de casa com o São Paulo por 2 a 2, neste domingo, no Morumbi, pela 17ª rodada, e assumiu a quarta posição do Campeonato Brasileiro com 28 pontos. Para seguir no G4, o Atlético-MG não pode pontuar diante do Botafogo, fora de casa. André abriu o marcador, Luciano e Patrick viraram e Manoel deixou tudo igual.
Mesmo fora de casa, o Fluminense começou dominando as ações ofensivas. Tocava a bola com qualidade e velocidade na frente e, consequentemente, encurralava o São Paulo. Cano, inclusive, chegou a perder ótima oportunidade quando Léo cochilou e o deixou livre, mas a tentativa de cavar na saída do goleiro adversário saiu muito torta.
Com Arias e Ganso, o Tricolor articulava bem e chegava com perigo à frente. Após roubada de bola e contra-ataque preciso, o camisa 10 achou André, que avançou e chutou forte no canto para abrir o marcador.
Em vantagem, por incrível que pareça, o Flu não soube aproveitar. Pelo contrário. Caiu de produção em todos os setores e deu cochiladas fatais lá atrás, permitindo aos paulistas virarem o jogo ainda no primeiro tempo. Em cobrança de escanteio, André cortou mal e Luciano, livre no segundo pau, cabeceou no canto (levou sorte pela bola ter desviado em Martinelli e matado Fábio). Logo depois, numa arrancada pela direita, a defesa tricolor permitiu Talles Costa avançar sozinho e cruzar para Patrick virar. Uma lástima.
Na volta para a etapa final, o Fluminense demorou um pouco a engrenar e Fernando Diniz modificou bem a cara do time. Já havia colocado Felipe Melo no lugar de Luccas Claro no intervalo para melhorar a saída de bola e apostou nas entradas de Nonato e Nathan para qualificar o meio de campo. E foi de Nonato cruzamento preciso para Manoel igualar.
Independentemente da assistência, ambos foram capazes de incrementar a movimentação e qualidade tricolor no meio de campo. Até o fim da partida, o Fluminense chegou a pressionar o São Paulo e dar a impressão de que poderia ter virado. Não ganhou, mas deixa boa impressão. Na próxima quarta, o Tricolor vai a Goiânia encarar o Goiás.
O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Luccas Claro (Felipe Melo, intervalo), Manoel e Caio Paulista; André, Martinelli (Nathan, 13′ do 2ºT) e Ganso (Willian Bigode, 34′ do 2ºT); Matheus Martins (Nonato, 13′ do 2ºT), Jhon Arias (Alexandre Jesus, 38′ do 2°T) e Germán Cano.