Recém-contratado pelo Fluminense, Facundo Bernal concedeu entrevista ao jornal uruguaio “El Pais” na qual abordou diversos assuntos. O volante de 20 anos assinou até julho de 2028 e afirmou estar realizando um sonho ao chegar no atual campeão da América. Além disso, fez rasgados elogios à torcida tricolor, com a qual teve o primeiro contato no último domingo, quando assistiu do Maracanã à vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.
— Hoje jogamos futebol (no treino) e tive que estar com o Marcelo, tive sorte. O cara é impressionante. Agora percebo o que ele é como jogador e gostaria também de conhecê-lo como pessoa – iniciou Bernal, antes de falar sobre os seus primeiros dias no Rio de Janeiro:
— Morei toda a minha vida com meu velho (pai) e hoje, graças a Deus, ele me acompanha todos os dias aqui. Trouxe ele comigo, estamos os dois juntos aqui no hotel, em quartos separados. No dia 25 de agosto vem minha namorada e ficaríamos nós três até eu me instalar bem e ele ir morar sozinho. É muito importante que meu velho esteja aqui. Não é fácil sair do país. É uma loucura deixar tudo para trás, mas são coisas que acontecem no futebol, é assim que é e tive que enfrentar.
Bernal falou ainda a respeito da recepção por parte de companheiros como Felipe Melo, Thiago Silva e David Terans, outro uruguaio no elenco tricolor.
— Eu tenho uma para te contar. David não bebe mate, ele não faz dois para mim. Mas é um fenômeno, eu chamo ele de Rei aqui porque já estamos com uma vibração. Ele me convidou para ir ao Maracanã com sua esposa e filhos. Ele está me ajudando com a papelada e conseguindo uma casa, é um gênio total e é bom ser recebido assim. Ter um companheiro que está no Brasil há vários anos, que conhece o assunto, é fundamental – disse.
A primeira experiência no estádio, como torcedor no jogo diante do Bahia, já deixou uma excelente impressão em Bernal. O volante ficou impressionado com o apoio da torcida tricolor durante toda a partida.
— A torcida é impressionante, o tempo todo apoiando e dizem que nos clássicos aqui explodem de emoção – comentou.
Por fim, destacou o sonho que era chegar ao futebol brasileiro num dos principais clubes do país. Aos 20 anos, entende que defender o atual campeão da Libertadores será fundamental para o seu crescimento como jogador.
— Aqui o futebol está com o certo. É o melhor lugar para mostrar e aperfeiçoar meu jogo. Queria muito vir para cá, para o Fluminense, para crescer. Com esses monstros, se você não crescer aqui… Realizei o primeiro sonho, que era sair, e agora o segundo é o que toda criança quer – apontou. Confira abaixo a chamada do jornal: