A possível imposição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) por Vasco e Botafogo, como finalistas do Carioca, na Primeira Liga do ano que vem será pauta para uma assembleia do grupo na tarde desta segunda-feira, antes da festa de encerramento da competição marcada para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A Ferj informou, via Twitter, e depois de negar, que o campeão e o vice estaduais têm o direito de jogar as disputas interestaduais em 2017.
Porém, há implicações contra as participações de Vasco e Botafogo. A Liga é independente da Ferj e os dois clubes não são filiados à ela. Como atual campeão, o Fluminense tem vaga garantida em 2017.
No Arbitral da Ferj no fim do ano passado, a entidade, contrária às participações dos opositores Fluminense e Flamengo na Liga, aprovou por maioria de votos (com o Tricolor e o Rubro-Negro sendo vencidos) que o campeão e o vice deste ano poderiam jogar a competição a partir da próxima temporada, quando ela estaria oficialmente no calendário da CBF.
– O número de associações participantes, filiadas à Ferj, fica limitado a das associações respectivamente o campeão e o vice-campeão do Campeonato Estadual do ano anterior – diz o documento.
No NETFLU, você tem acesso a hotsite exclusivo com direito a tudo que rolou na conquista do Fluminense na Primeira Liga. Para conferir, clique aqui!