A eliminação do time sub-23 na semifinal do Campeonato Brasileiro de Aspirantes diante do Vila Nova, na última quinta-feira, pode abrir espaço para jogadores jovens do Fluminense pintarem na equipe principal. Não há mais competições nem para o time sub-23 ou sub-20 no restante da temporada e ainda faltam nove rodadas no Brasileirão.
John Kennedy e Samuel, que chegaram a causar até expectativas na torcida de estarem relacionados contra o Corinthians por conta da suspensão de Felippe Cardoso, figuram nesse processo. No caso do sub-17, os atletas conhecidos como “Geração dos Sonhos” no Tricolor, ainda são considerados “verdes” para chegar ao grupo principal. Há ainda o fato de estarem na disputa da Copa do Brasil da categoria.
Fora Samuel e John Kennedy, as equipes sub-20 e sub-23 do Flu podem ceder também jogadores como o zagueiro Luan Freitas, o lateral-direito Dani Bolt e o volante André, já conhecidos da torcida, e até os menos badalados Marcos Pedro (lateral-esquerdo), Gabriel Teixeira e Wallace (meias).
Saiba como foi o desempenho deles em 2020, segundo o ge:
André
O volante de 19 anos já defendeu o time profissional em oito jogos, mas acabou perdendo espaço e voltando às categorias de base e aspirante. Foi titular tanto na reta final do Brasileirão Sub-20, como do Sub-23, e pode ser uma boa opção para o meio de campo de Marcão, já que Yuri e Hudson vêm recebendo críticas de parte da torcida. Em fevereiro do ano passado, renovou até dezembro de 2023; sua multa é de € 40 milhões (cerca de R$ 252,7 milhões).
Daniel Lima (Dani Bolt)
O lateral-direito de 21 anos apareceu como opção quando Gilberto acertou com o Benfica, de Portugal, mas até aqui recebeu apenas uma oportunidade no time profissional. Ainda sob comando de Odair, Daniel entrou nos minutos finais da vitória por 4 a 2 sobre o Goiás, pela 14ª rodada do Brasileirão. Após um impasse entre seus empresários e o Fluminense, renovou por quatro anos. Caso ganhasse uma nova chance com Marcão, Calegari poderia ser testado como volante, sua função de origem.
Gabriel Teixeira
Camisa 10 da equipe sub-20, Gabriel Teixeira foi mais um a ser acionado para a reta final do Brasileirão de Aspirantes. Com 19 anos, foi um dos destaques do time comandado por Eduardo Oliveira na temporada e, em dezembro, teve seu contrato estendido até o fim de 2023. Se fosse relacionado por Marcão, teria a concorrência de Ganso e Nenê, além de Marcos Paulo, Michel Araújo e Yago Felipe, que por vezes desempenham a função de meia.
John Kennedy
Luan Freitas
Marcos Pedro
Samuel
Wallace