Segundo informações da coluna do jornalista Carlos Mansur, no GE, o Fluminense irá apresentar ao Conselho Deliberativo nesta sexta-feira, na sessão solene de aniversário de 121 anos do clube, os detalhes do projeto Flu Legends. A iniciativa, que pretende ajudar ex-atletas em situação de dificuldade, terá o engajamento dos jogadores. A partir de agosto, os integrantes do atual elenco tricolor irão descontar 0,5% de seus salários, e o valor será direcionado a um fundo criado especificamente para este fim.

Sendo assim, os jogadores foram consultados pela diretoria e aceitaram contribuir. Valores arrecadados com a visitação à sala de troféus das Laranjeiras também serão direcionados para o projeto, que foi lançado há um ano, na despedida de Fred, hoje diretor de planejamento esportivo do clube. Ele foi nomeado como o “Legend número 1”. Deley, ex-meio-campista campeão brasileiro e quatro vezes campeão carioca pelo Fluminense, será o embaixador do projeto.

O clube mapeou cerca de 1.700 ex-atletas e estabeleceu alguns critérios para direcionar os recursos. Só poderão “compor o elenco” do Flu Legends jogadores com pelo menos dez partidas pelo clube, que irá priorizar aqueles que foram campeões.

O projeto pretende reunir ex-jogadores – mesmo os que não precisem de auxílio financeiro – para que participem de eventos e ações que possam ajudar a captar recursos para quem precise de ajuda. Uma comissão interna irá avaliar os critérios de destinação do dinheiro. Outra forma de ampliar a arrecadação é a criação de produtos com a imagem de ex-jogadores.