Fluminense definirá o confronto da segunda fase em casa

“Colômbia 3”. Esse será o adversário do Fluminense em sua estreia na Libertadores, na segunda fase da competição. O oponente fica entre Deportivo Cali e Millonarios. A definição acontecerá nesta quarta-feira.

O Deportivo Cali enfrentará o Tolima, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Manuel Murillo Toro (Ibagué), pela volta da decisão do Clausura. A ida terminou empatada em 1 a 1. Se conquistar a competição, irá diretamente à fase de grupos da Libertadores, deixando o Millonarios para o Fluminense. Caso perca, será o oponente tricolor.

 
 
 

Tal situação ocorre porque há dois campeonatos na Colômbia durante a temporada, o Apertura e o Clausura. Os campeões têm vaga diretamente na fase de grupos e os dois melhores na tabela anual vão para as fases eliminatórias anteriores.

Desta maneira, o Tolima, campeão do Apertura e finalista do Clausura, já está na fase de grupos.

Se o Deportivo Cali vencer o Clausura, Millonarios (1º na tabela anual) e Atlético Nacional (2º), que já está, vão para a chamada “pré-Libertadores”. Caso dê Tolima, o Millonarios fica com a vaga direto nos grupos em virtude do ranking. Daí os dois da “pré” serão Atlético Nacional (2º) e Deportivo Cali (3º).

As partidas da segunda fase serão realizadas nos dias 23 de fevereiro e 2 de março. O Fluminense fará a volta em casa, em São Januário, pois o Maracanã está passando por reformas no gramado.

Se for à terceira fase, terá pela frente o vencedor de Atlético Nacional (COL) contra quem sair do duelo entre Cesar Vallejo (PER) e Olimpia (PAR).