Didier Drogba manifestou apoio a José Mourinho após o Galatasaray, seu ex-clube, ameaçar “iniciar um processo criminal” contra o treinador do Fenerbahce. A polêmica começou depois das declarações do técnico português no clássico pelo Campeonato Turco.
Durante o empate em 0 a 0 contra o Fenerbahce, Mourinho criticou a postura do banco de reservas do Galatasaray, enquanto alegava que os membros da equipe adversária “pulavam como macacos” após uma entrada dura no início da partida. Além disso, o técnico afirmou que o jogo teria sido um “desastre” caso escalassem um árbitro turco em vez do esloveno Slavko Vincic.
Diante dessas declarações, o Galatasaray reagiu rapidamente. O clube divulgou um comunicado oficial acusando Mourinho de racismo e prometeu levar o caso à UEFA e à FIFA. Além disso, na nota, a diretoria afirmou que o treinador português tem feito declarações depreciativas contra os turcos desde sua chegada ao Fenerbahce e que sua postura ultrapassou “os limites da imoralidade”, tornando-se uma retórica “claramente desumana”.
Drogba, que brilhou com a camisa do Galatasaray e trabalhou com Mourinho em duas passagens pelo Chelsea, fez questão de sair em defesa do treinador. Enquanto afirmava que Mourinho não é racista, o marfinense reforçou sua posição ao destacar que a trajetória do técnico comprova isso.
“Querido Galatasaray, vocês sabem o quanto me orgulhei de vestir a camisa amarela e vermelha e do meu amor pelo clube mais vitorioso da Turquia! Todos sabemos como as rivalidades podem ser apaixonadas e acaloradas, e eu tive a sorte de vivenciá-las. Vi os comentários recentes sobre José Mourinho. Confiem em mim quando digo que conheço José há anos e ele não é racista – a história (passada e recente) prova isso. Vamos focar nos nossos jogos, apoiar nossos brilhantes leões e conquistar o campeonato para chegarmos à nossa 5ª estrela. Como meu ‘Pai’ pode ser racista? Vamos lá, pessoal!”
Segundo a BBC Sport, José Mourinho ficou irritado com as acusações e já estuda tomar medidas legais. Enquanto isso, o treinador português segue focado em seu trabalho no clube. O próximo compromisso do Fenerbahce será na quinta-feira, contra o Gaziantep, na Copa da Turquia.