Marquinhos não atuará mais pelo Fluminense. Fora dos planos, o atacante teve as férias antecipadas dispensado pelo técnico Mano Menezes. Desta forma, o jogador deixa o Tricolor com apenas 29 partidas disputadas. Fez dois gols e deu duas assistências.
Nestes 29 jogos que esteve em campo pelo Fluminense, levou ainda quatro cartões amarelos. Com ele no time, foram dez vitórias, dez derrotas e nove empates. Foi titular 21 vezes e entrou no decorrer de oito partidas. Fez parte do grupo campeão da Recopa Sul-Americana.
Marquinhos estava no Fluminense emprestado pelo Arsenal (ING) até o final da temporada com opção de compra. O valor não chegou a ser divulgado oficialmente, mas noticiou-se que superava R$ 50 milhões para uma aquisição em definitivo, algo fora da realidade tricolor. Ainda mais pelo fato dele não ter conseguido se firmar ao decorrer do ano.
Em jogo diante contra o Criciúma, na terça-feira passada, Marquinhos fez sua última aparição no Fluminense. O atacante foi lançado por Mano Menezes no segundo tempo da partida que terminou empatada por 0 a 0 e teve atuação que irritou a torcida. Em dois momentos, fez cruzamentos que mandou atrás do gol adversário. Curiosamente, foi responsável pelo lance de maior perigo ao cabecear uma bola que beliscou o travessão já no fim do jogo.