(Foto: Mailson Santana - FFC)

A diretoria do Fluminense entrou com representação na CBF contra o árbitro do Fla-Flu do último domingo, Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF). Dono de uma atuação desastrosa na partida, o homem do apito, lembra reportagem do site “Trivela”, coleciona participações polêmicas em jogos do Tricolor.

Desde 2018, Savio Pereira Sampaio apitou 12 jogos do Fluminense em sua carreira. São quatro vitórias, cinco empates e três derrotas do Tricolor.

 
 
 

Nestas partidas, jogadores e membros da comissão técnica do Fluminense levaram 29 cartões amarelos e três vermelhos. Em ao menos um terço dos jogos, sua atuação foi mal avaliada por torcedores e comentaristas. Savio foi ao VAR em seis vezes, com três decisões favoráveis e três contra o Flu.

Confira a lista de jogos com atuações ruins de Savio nos jogos do Fluminense

Expulsão de Nino contra o Santos – Brasileirão 2020
Primeiro, pelo Brasileirão de 2020, ele expulsou o zagueiro Nino em empate contra o Santos, na Vila Belmiro, por reclamação. O camisa 33 reclamava de uma falta em que foi advertido com amarelo e recebeu o cartão vermelho em sequência. De todo jeito, na súmula, Savio alegou ter sido ofendido.

“Após a marcação de uma falta contra sua equipe o mesmo proferiu as seguintes palavras para mim “vai tomar no seu **”, de forma ofensiva em alto tom de voz . Me senti ofendido em minha honra com esta atitude”, diz o documento.

Expulsão de Abel Hernández contra o Corinthians – Brasileirão 2021
Já em 2021, alguns meses depois, Savio Pereira Sampaio voltou a expulsar um jogador do Fluminense. O Tricolor enfrentava o Corinthians em São Januário e ficou com um a menos depois que o uruguaio Abel Hernández recebeu cartão vermelho após dividida com Gabriel.

Na transmissão da TV Globo, o comentarista Sálvio Spindola viu exagero, e acreditava que o lance era para cartão amarelo. Comandante da Central do Apito no jogo, Sandro Meira Ricci concordou com o colega. Após o jogo, na súmula, o árbitro alegou que Abel cometeu um “jogo brusco grave” por “pisar com uso de força excessiva na disputa de bola”.

Árbitro vai mal no Fla-Flu e irrita os dois times – Brasileirão 2023
Em 2023, Savio Pereira Sampaio apitou dois jogos do Fluminense no Brasileirão. No primeiro, expulsou novamente o zagueiro Nino, desta vez contra o Bahia, após mudar sua decisão de campo no VAR. Por fim, o árbitro de vídeo voltaria a auxiliar o juiz no Fla-Flu de domingo.

Em campo, ele errou em três decisões capitais do jogo, mas foi “salvo” pelo VAR. O jogo teve um gol anulado para cada lado e uma expulsão, todas modificadas pelo árbitro de vídeo. Além disso, distribuiu 13 cartões — 12 amarelos e um vermelho — e marcou 45 faltas na partida.