Entra ano, sai ano e os clubes reclamam do calendário apertado. O Estadual também acaba sendo um alvo. Mas, a partir de 2016, o Campeonato Carioca pode ter uma versão mais enxuta, com apenas 12 clubes na fase principal. Os 16 participantes seriam mantidos, mas com uma fase prévia. É o que acredita Marcelo Viana, diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
Viana afirma que o presidente da entidade, Rubens Lopes, já está trabalhando neste sentido e terá 2015 para ir amadurecendo o novo formato.
– Fala-se que 16 é muito. Mas não se pode acabar com os clubes. Eles também fazem trabalho social, dando chance a meninos, tirando-os até das ruas. Então haveria uma fase inicial e, nas datas que a CBF nos disponibiliza, já com os 12. Aí defendo que seja com a fórmula de sempre: Taça Guanabara, Taça Rio… O presidente vai ter habilidade para trabalhar nessa transição. Caminha para que em 2016 tenha um campeonato mais enxuto. Também há trabalho para a melhora dos estádios. O presidente vai trabalhar isso no decorrer de 2015 – revelou.