(Foto: Mailson Santana/FFC)

Fernando Diniz tem quebrado a cabeça no Fluminense para encontrar o substituto de Nonato após sua saída para o Ludogorets, da Bulgária. Afinal, com o volante, o treinador tinha achado o trio que melhor encaixou no meio de campo e foi usado em 11 dos 30 jogos desde a chegada do comandante.

André, Nonato e Ganso foram escalados contra Avaí, Botafogo, Ceará, Goiás, Santos e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro e diante de Cruzeiro (ida e volta), Fortaleza (ida e volta) e Corinthians na Copa do Brasil. Trio que foi desfeito sem jamais ter sido derrotado: foram sete vitórias e quatro empates.

 
 
 

Nas outras 19 partidas, Diniz usou 14 meios de campo diferentes, com três ou quatro jogadores no setor. Os outros trios mais escalados foram Wellington, André e Ganso, utilizados na vitória sobre o Atlético-MG e nas derrotas para Flamengo e Juventude; e André, Martinelli e Ganso, que jogaram na vitória sobre o Corinthians, no empate com o São Paulo e na derrota para o Internacional.

Este último trio que pode voltar à cena neste sábado contra o Fortaleza, às 19h (horário de Brasília) no Maracanã. Mas Martinelli não tem sua escalação garantida e disputa vaga com Yago e Nathan, em formações que também não seriam inéditas e já foram testadas pelo treinador, mas apenas uma única vez.

O meio de campo com André, Yago e Ganso curiosamente foi o primeiro escalado por Diniz, em sua estreia na vitória por 2 a 1 sobre o Junior Barranquilla, da Colômbia, no Maracanã, pela Copa Sul-Americana. Já o trio com André, Nathan e Ganso foi o último, usado no sábado passado, na derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR na Arena da Baixada, pelo Brasileirão.

Em seis jogos desde seu retorno ao Fluminense, o técnico usou também um meio de campo com quatro jogadores, mas apenas uma vez repetiu um quarteto: foi com Wellington, André, Nathan e Ganso, escalados no empate por 0 a 0 com o Unión Santa Fe na Argentina, pela Sul-Americana, e na vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza no Castelão, pela Série A.

A formação com quatro homens no meio, no entanto, foi mais utilizada no início do trabalho de Diniz no clube e não aparece desde a vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino no Raulino de Oliveira, pelo Brasileirão, quando o setor teve André, Nonato, Nathan e Ganso.

Com a reedição de um meio de campo ou um inédito, o Fluminense precisa vencer para tentar voltar ao G-4 nesta rodada. Com 43 pontos e em quinto lugar na tabela, o Tricolor tem que ganhar e torcer para que Internacional, Corinthians ou Flamengo tropece. O Colorado recebe o Cuiabá no Beira-Rio, o Timão tem o clássico com o São Paulo no Morumbi, e o Rubro-Negro visita o Goiás no Serrinha.