A surpreendente escalação do Flamengo para a decisão da Taça Guanabara contra o Fluminense chamou a atenção de muita gente, inclusive de Fernando Diniz. O técnico, após a vitória de virada do Tricolor por 2 a 1, admitiu que o fato de a formação ter sido vazada bem antes do jogo o fez estudar um pouco mais o adversário.
– A escalação (do Flamengo) surpreendeu sim. Não esperava que iria jogar esse time. O Flamengo não jogou em nenhum momento com três zagueiros de origem. Jogou com o Thiago Maia fazendo aquela saída de três, às vezes puxava um pouco Ayrton Lucas. Foi um time que mudou a forma de jogar. O jogo mais parecido com essa formação, fomos buscar meio que rápido hoje (quarta) mesmo, não era um jogo que estava muito na nossa análise, foi o jogo com o Botafogo. Era um time com mais força física e foi uma tentativa válida. Soubemos encarar o primeiro tempo, fizemos as correções no segundo e conseguimos sair com uma vitória bastante justa.
A divulgação da formação do Flamengo na tarde de quarta-feira, portanto, muitas horas antes do jogo, foi feita pelo jornalista Venê Casagrande, do SBT e jornal O Dia, e também pelo portal GE. O técnico Vitor Pereira barrou Santos, Varela, Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Vidal e Everton Ribeiro e escalou a equipe com três defensores.