Jogador muito questionado pela torcida, Samuel Xavier teve excelente participação na vitória do Fluminense por 5 a 3 sobre o Atlético-MG, quarta-feira, no Maracanã, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Fez um gol e deu uma assistência. Depois da partida, o técnico Fernando Diniz exaltou a participação do lateral-direito e lembrou que antigamente ele era meia. Coube ao próprio técnico tricolor recuá-lo para o setor mais defensivo há mais de dez anos.
Diniz estendeu ainda os elogios a outro jogador contestado: o lateral-esquerdo Cris Silva, que também deu uma assistência (cada um deu passe para um dos gols de Cano).
— Eles (laterais) tiveram uma tarefa muito difícil. O Cris, vocês que acompanharam o jogo viram que a tentativa do Atlético era constantemente no Ademir. Ele conseguiu marcar bem e conseguiu também produzir com a bola no pé. Ele fez uma partida muito boa, já tinha entrado muito bem contra o Juventude, está bem nos treinamentos. É mais um jogador que a gente vai recuperando e ganha para a sequência da temporada. E o Samuel, desde que eu cheguei aqui, tem jogado muito bem. É um jogador que eu conheço, já trabalhei com ele no início da carreira dele e da minha, no Jundiaí, em 2010. Ele jogava mais por dentro, eu acabei colocando ele de lateral. É um jogador que eu acompanho, tenho um carinho muito grande, ele tem uma trajetória muito bonita dentro do futebol. É muito bom reencontrá-lo aqui e desfrutar junto dele desse momento positivo que ele está vivendo – falou.