06 de dezembro de 2009. Essa é uma data que ficará para sempre marcada na memória de todo o torcedor tricolor como o dia em que o Fluminense completou sua missão impossível e derrotou a matemática. Nesta sexta-feira, completa-se 10 anos de uma das histórias mais bonitas já escritas no futebol brasileiro: a arrancada de 2009.
Depois de seis vitórias seguidas (2×1 no Atlético-MG, 3×2 no Cruzeiro, 1×0 no Palmeiras, 2×1 no Atlético-PR, 3×0 no Sport e 4×0 no Vitória), o Fluminense chegou na última rodada do Campeonato Brasileiro precisando de apenas um empate no confronto direto contra o Coritiba, no Couto Pereira, para assegurar sua permanência na Série A.
Para pressionar o Tricolor, a torcida Coxa branca armou uma festa com sinalizadores verdes e fogos, apelidando-a de “Green Hell”, mas nada foi suficiente para impedir que o Flu alcançasse seu objetivo. Com gol de Marquinho de falta, o Time de Guerreiros, como ficou conhecido depois desse episódio, o Tricolor segurou o 1 a 1 fora de casa e começou a cimentar o caminho para o tricampeonato de 2010. Relembre imagens deste dia histórico: