Reforço para 2018, Gilberto disputará posição com Léo (Foto: Lucas Merçon/FFC)

Em comparação com 2017, o Fluminense contratou muito mais. Apenas o lateral-direito Lucas havia sido apresentado no início da última temporada. Os equatorianos Orejuela e Sornoza haviam sido adquiridos no ano anterior, portanto, embora fossem novidades no time, já eram esperados pelos torcedores. Em 2018, o número de reforços aumentou, mas ainda há um claro desequilíbrio.

Até o momento quatro jogadores foram apresentados, mas já é sabido que outros dois estão contratados. Em comum, o fato de que o Tricolor adquiriu atletas para apenas três posições. São dois goleiros (De Amores e Rodolfo), dois laterais-direitos (Gilberto e Léo) e dois volantes (Jadson e Airton).

 
 
 

Há posições carentes no elenco, como a de meia armador. O técnico Abel Braga conta somente com Sornoza, mal tecnicamente, e Luquinhas, que estava machucado e ainda não estreou no ano. Deve ser relacionado a partir do próximo jogo. Robinho, atacante de origem, vem sendo escalado como meia e tem agradado.

Outro setor que necessita de reforço é o ataque. Pedro é o único centroavante disponível. Felipe, outro da posição, vem de cirurgia e tem pouca experiência. Dudu também joga como centroavante, mas vem sendo utilizado por Abel pelos lados. O Fluminense procura um nome de mais peso, experiência, para assumir a camisa 9.

Um zagueiro, de preferência canhoto, também está sendo buscado no mercado. Especialmente se Reginaldo for mesmo emprestado para o América-MG. Além dele, as demais opções, exceto Ibañez, são vistos com desconfiança pela torcida: Gum, Renato Chaves e Frazan.

Por outro lado, há excessos de volantes e atacantes de velocidade. São sete por setor. Em relação aos meias defensivos, de acordo com o esquema adotado, há duas vagas na equipe titular. Logo, cinco atletas não atuam. No ataque, Marcos Júnior é o titular. Desta maneira, cinco atletas esperam a vez (Marquinhos Calazans se recupera de cirurgia).

Veja o elenco completo do Fluminense e a quantidade de jogadores por setor:

GOLEIROS – 4

Júlio César

De Amores

Rodolfo

Marcos Felipe

 

LATERAIS – 4

Gilberto

Léo

Ayrton Lucas

Marlon

 

ZAGUEIROS – 5

Gum

Renato Chaves

Ibañez

Reginaldo

Frazan

 

VOLANTES – 7

Richard

Jadson

Airton

Douglas

Marlon Freitas

Luiz Fernando

Mateus Norton

 

MEIAS – 2

Sornoza

Luquinhas

 

ATACANTES DE LADO – 7

Marcos Júnior

Robinho

Matheus Alessandro

Dudu (É centroavante, mas vem sendo utilizado pelos lados)

Marquinhos Calazans

Romarinho

Pablo Dyego

 

CENTROAVANTES – 2

Pedro

Felipe