Fluminense caiu na terceira fase da Copa do Brasil deste ano ao perder os dois jogos para o Avaí (Foto: Lucas Merçon - FFC)

A queda diante do Avaí confirmou a sequência de uma tendência preocupante para o Fluminense. Nas temporadas mais recentes, o desempenho da equipe na Copa do Brasil tem caído ano após ano. Levantamento feito pelo portal “Globo Esporte” sobre o aproveitamento tricolor na era pós-Unimed nas competições nacionais mostra que o Flu vem patinando de 2015 para cá. Já no Brasileiro as campanhas foram modestas.

Na Copa do Brasil, em 2015, o Fluminense foi semifinalista e caiu nos pênaltis diante do Palmeiras em partidas para lá de discutíveis, com penalidades inexistentes tanto na ida quanto na volta marcadas para o time paulista no tempo normal. Em 2016, o Tricolor foi eliminado nas quartas de final. Em 2017, deu adeus nas oitavas. Agora a eliminação veio ainda na terceira fase.

 
 
 

Tal situação pode ser explicada também pelo investimento, que vem caindo ano após ano. Em 2015, no entanto, ainda havia vários nomes remanescentes da era Unimed, como Fred, Jean, Diego Cavalieri…

Quando se trata de Brasileirão, o Fluminense teve como melhor posição após a saída do forte patrocínio décimos terceiros lugares, em 2015 e 2016. No ano passado foi 14º

Veja as campanhas do Flu nas competições nacionais de 2015 para cá segundo o levantado pelo site “GE”:

Brasileirão 2015
Ainda liderado por Fred, o Fluminense começou bem o Brasileirão daquele ano. Chegou, inclusive, a ser vice-líder da competição, após 12 rodadas. Porém, caiu de produção e também na tabela. Após sete jogos sem vitória, o técnico Enderson Moreira foi demitido na 26ª rodada. Eduardo Baptista entrou em seu lugar. Dali em diante, o time frequentou sempre a zona intermediária para baixo da classificação e livrou-se do risco de rebaixamento na 36ª rodada, ao vencer o Avaí em casa. Terminou em 13º.

Copa do Brasil 2015
Se no Brasileirão a equipe capengava, na Copa do Brasil a história era diferente. Entrando direto nas oitavas de final, o Flu despachou de cara o Paysandu com duas vitórias. Na fase seguinte passou pelo Grêmio graças a um empate com gols fora de casa.

O sonho do título, porém, parou no Palmeiras nas semifinais. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1, o Flu viu o Verdão abrir 2 a 0 na partida de volta. Fred, sentindo lesão, continuou em campo no sacrifício. Mesmo assim, balançou as redes no segundo tempo e, por um milagre de Prass, não fez o gol da classificação já nos minutos finais. Nos pênaltis, o clube paulista ficou com a vaga, bateu o Santos na final e foi campeão.

Brasileirão 2016
Sob o comando de Levir Culpi e encarando a saída do ídolo Fred logo no começo do Brasileirão, o Fluminense fazia uma campanha sem sustos. Chegou até a se aproximar do G-4 entre as rodadas 26 e 28. Os últimos dez jogos, porém, foram decepcionantes. Seis derrotas e quatro empates. Levir foi demitido a quatro rodadas do fim. Marcão assumiu interinamente. A equipe terminou novamente na 13ª colocação.

Copa do Brasil 2016
Na Copa do Brasil, o Fluminense iniciou a campanha despachando a Tombense-MG, passou pela Ferroviária na segunda fase, pelo Ypiranga na terceira e parou nas quartas de final, eliminado pelo Corinthians, em partida com muitas críticas à arbitragem.

Bônus track – Primeira Liga 2016
Criada em 2016, a Primeira Liga não chega a ter âmbito nacional – é disputada por equipes do Rio, de Minas Gerais e da Região Sul. Porém, salvou a temporada do Flu naquele ano. O Tricolor avançou em primeiro em seu grupo, formado por Atlético-PR, Cruzeiro e Criciúma, passou pelo Internacional nos pênaltis, nas semifinais, e bateu o Furacão na decisão, com gol de Marcos Jr., sagrando-se o primeiro campeão da história do torneio.

Brasileirão 2017
Sob comando de Abel Braga e com um time jovem, rápido, mas pouco experiente, o Flu até ensaiou um bom começo no Brasileirão 2017, com três vitórias nos quatro primeiros jogos. Mas a campanha foi marcada pela irregularidade. Com uma série de seis partidas sem vencer entre a 22ª e a 27ª rodada viu o risco de rebaixamento se tornar real. Daí em diante, ficou se equilibrando à beira do Z-4. Eliminou a chance de queda na 36ª rodada, com vitória sobre a Ponte Preta em casa. Terminou em 14º.

Copa do Brasil 2017
Na Copa do Brasil do ano passado, o Fluminense bateu o Globo-RN na estreia e eliminou o Sinop-MT na fase seguinte. Passou pelo Criciúma na terceira, e despachou o Goiás na quarta. Parou nas oitavas de final, com duas derrotas para o Grêmio.