A derrota do Fluminense no último sábado, por 2 a 1, para o Vitória, em Salvador, voltou a deixar o Tricolor ameaçado, a apenas 2 pontos do Z4, em que pese o fato de estar na 13ª colocação e com três outras equipes entre ele e a zona de rebaixamento. O resultado deu contornos de decisão para o duelo da próxima rodada: um confronto direto, diante do Grêmio, no Maracanã.
Assim como era a partida atrasada diante do Athletico-PR, o jogo contra o Grêmio vale para o Flu ultrapassar o rival na tabela, voltar a subir alguns degraus e aumentar novamente a diferença para o Z4. Confira os cenários possíveis em caso de vitória, empate ou derrota.
No melhor dos cenários, o triunfo faz o Tricolor subir duas posições, roubando o lugar do próprio Grêmio e passando novamente o Criciúma, que precisaria vencer o Internacional, no Beira-Rio, para ficar na frente do Flu. Com 39 pontos, o Time de Guerreiros precisaria de mais duas vitórias em seis jogos para alcançar os 45 pontos, tendo ainda mais três partidas dentro de casa.
Em caso de igualdade, o Flu seguirá atrás do Grêmio, mas pode até passar o Criciúma, se este for derrotado pelo Internacional (o Tricolor empataria em pontos, mas leva vantagem nos critérios). O problema é que o Tricolor ainda poderia ser ultrapassado por mais um ou dois times, dependendo dos resultados da rodada, se aproximando mais um pouco do Z4.
No pior cenário possível, o Tricolor pode se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento, ou até entrar nela. Para isso, muitos resultados precisariam acontecer e a chance seria pequena, mas não inexistente. Fora que na rodada seguinte o Flu visita o Inter, um dos melhores times do segundo turno, no Beira-Rio, o que complicaria ainda mais a vida do clube das Laranjeiras.
Paulo Vitor Vasconcellos tem 23 anos, é tricolor fanático, escritor e jornalista formado em 2016 pela Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou, de 2015 a 2018, como redator de esportes e, posteriormente, de cinema no portal VAVEL Brasil, cobrindo o Fluminense e a Comic Con Experience 2016 e 2017. Autor do livro Olhos de Lázzuli, ficção e fantasia voltada especialmente para o público infanto-juvenil. Exercer a função de repórter no NETFLU
Leia mais