Um dos grandes destaques do Fluminense no ano, Allan está emprestado até o fim do ano pelo Liverpool, da Inglaterra. Por lá, encantou o técnico Jurgen Klopp, mas não pode ser aproveitado em virtude da burocracia inglesa em relação ao visto de trabalho. Chegou a ficar depressivo e cogitar outra profissão após virar um cigano e rodar pela Europa. No Tricolor, atribui à ajuda de todos pela volta por cima.
– Estou recebendo a ajuda de todos. Essa volta passa por funcionários e jogadores. Estou tendo prazer agora em jogar futebol – contou.
Antes de chegar ao Fluminense, passou por Sint-Truiden, da Bélgica; Hertha Berlim, da Alemanha; Apollon Limassol, do Chipre; e Eintracht Frankfurt, da Alemanha. Jogou ainda na Finlândia, onde foi campeão pelo Seinäjoen Jalkapallokerho. Ao voltar da Finlândia para o Liverpool, em 2015, caiu no gosto do treinador durante os treinamentos.
– Eu o vi treinando e pensei: “Oh meu Deus, o que podemos fazer para manter esse garoto aqui e colocá-lo para jogar?” Ele tem 19 anos, um talento incrível, um bom jogador, com boa postura, todo mundo o ama, é um bom garoto. Realmente ótimo. Um jogador inteligente – disse Klopp ao site oficial do Liverpool à época.