Deco participou do podcast do jornalista Benjamin Back. Entre diversos assuntos ele relembrou sua negociação para ser contratado pelo Fluminense. Na ocasião, ele estava no Chelsea que fez jogo duro para sua saída.
O brasileiro naturalizado português revelou que foi ele quem negociou com a direção do clube inglês e fez uma proposta envolvendo jogadores da base do Fluminense. Os jovens eram Ronan, lateral-esquerdo, Rafael Pernão, atacante, e Wallace, lateral direito, único que o clube inglês acabou contratando de fato.
– Eu queria voltar, tinha mais dois anos de contrato. Eu liguei para o Celso Barros e falei que tinha uma ideia para o Fluminense. O presidente era o Horcades. Falei com a Marina, assistente do Roman Abramovich, contei que o clube que iria era o Fluminense e citei os gêmeos que tinham sido contratados pelo Manchester United. Um deles era titular na época na Inglaterra. Minha proposta foi o Fluminense ceder 50% de três jogadores e estipular um valor pelo restante e vocês avaliam a minha venda em 5,6, 10 milhões que é mais ou menos o que vale os três jogadores. Ai ela saiu, ligou e voltou avisando que eu podia viajar. E foi assim que fiz o negócio. Fui eu que negociei minha saída – disse.
Deco disputou 92 jogos e marcou sete gols com a camisa tricolor, com a conquista de dois títulos brasileiros, em 2010 e 2012.