(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Em domingo de aniversário de 122 anos do Fluminense, a data será marcante também para Thiago Silva, que fará sua reestreia com a camisa tricolor, a partir das 20h, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. Mas você sabia que o camisa 3 correu risco de vida e por pouco não foi obrigado a largar o futebol mais cedo antes mesmo de iniciar sua história nas Laranjeiras?

Em 2005, Thiago Silva jogava no Dínamo de Moscou (RUS) e foi diagnosticado com tuberculose. O quadro era grave, e o zagueiro teve que ficar internado por cinco meses em um hospital russo, como relembrou o portal GE. Os médicos chegaram a sugerir a retirada de parte do pulmão do jogador, o que acabaria com sua carreira. A família, no entanto, não permitiu.

 
 
 

A volta por cima começou quando Ivo Worttmann, ex-treinador de Thiago Silva no Juventude, foi contratado pelo Dínamo. Assim que chegou, o comandante conseguiu um especialista, em Portugal, para tratar do zagueiro e curá-lo. Após o fim da doença, outra vez Ivo fez o papel de anjo da guarda e o levou para o Fluminense, em 2006, onde, verdadeiramente, tudo começou.