Faltando seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a proximidade de um retorno do Fluminense à Taça Libertadores empolga os torcedores tricolores. Mas afinal, de quantos pontos mais o clube precisa para voltar ao torneio intercontinental depois de sete anos? Segundo os cálculos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), não tantos.
O Fluminense possui hoje pouco mais de 40% de chances de conseguir uma das seis vagas pelo Brasileirão. De acordo com os cálculos, a pontuação mais segura é de 60 pontos. No entanto, com 58, a chance já é bem grande. Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ter vinte clubes, apenas em duas oportunidades o sétimo colocado teve mais do que 58 pontos.
Vale destacar ainda que a partir de 2016, quando o G4 virou G6 e houve a inclusão de mais duas vagas para os times brasileiros na Liberta, esse número abaixou ainda mais, com o sétimo colocado tendo entre 55 e 57 pontos nos últimos quatro anos.
Logo, basta fazer as contas. O Fluminense possui hoje 50 pontos e restam seis jogos. Com mais duas vitórias e dois empates, ou mesmo três vitórias, para arredondar, o Tricolor alcança a pontuação de 58 ou 59 pontos e fica muito perto do seu objetivo. Pela frente, o Tricolor encara Goiás (C), Bahia (F), Atlético-MG (C), Ceará (F), Santos (F) e Fortaleza (C). É possível?