Não é de hoje que as divisões de base do Fluminense são unanimidade no futebol brasileiro. Entretanto, neste início de 2018 um fato em especial chamou atenção. Dos 23 gols marcados pelo Tricolor no Campeonato Carioca, 18 foram assinados por jogadores criados em Xerém. O que significa um percentual de 78% dos gols do clube das Laranjeiras no Estadual.
– O segredo de Xerém revelar tantos jogadores pode ser resumido em algumas palavras. Primeiro a continuidade. A base do Fluminense tem continuidade de pessoas, de métodos, de processos e procedimento há muitos anos e isso faz com que o clube continue sempre revelando bons jogadores. Segundo é a boa estrutura física e de pessoas que fazem Xerém ser o que é. Um boa estrutura física e um quadro de profissionais muito qualificados para dar suporte no desenvolvimento dos atletas. E por fim, é a soma de todos os projetos que sustentam a base do Fluminense. Temos o futsal, as escolas oficiais Guerreirinhos, a captação, o projeto Flu Europa, a metodologia DNA Tricolor, a qualificação dos profissionais… Estes são os três pontos que podemos dizer que é o segredo de Xerém – explicou Marcelo Teixeira, diretor esportivo da base do Fluminense.
Confira o comparativo entre todos os grandes clubes em seus campeonatos estaduais
Prova do bom rendimento dos meninos de Xerém foi a premiação do Campeonato Carioca. Dos 11 jogadores da seleção do Estadual, o Fluminense teve cinco representantes e entre eles, três foram formados na base tricolor (Ayrton Lucas, Marcos Jr e Pedro). Além disso, Pedro também foi o artilheiro da competição com sete gols marcados.